Uma das formas mais extremas de usar a hipnose em terapia é chamada regressão de idade. Não é uma máquina do tempo ou qualquer tipo de fantasia da ficção científica.
O terapeuta utiliza a hipnose para levar o paciente a recordar a primeira vez que experimentaram o problema ou má experiência que eles estão tentando corrigir.
Sob hipnose, o paciente vai experimentar toda a emoção, a dor e o prazer exatamente do jeito que eles fizeram pela primeira vez, em que o problema psicológico apareceu, mas de uma forma segura e protegida.
É geralmente reconhecido que a maioria dos problemas psicológicos em adultos foram formados quando a pessoa estava em uma idade muito precoce. Geralmente isso acontece antes dos 5 anos. Quase sempre há alguma compreensão falsa ou medo injustificado que causou a situação psicológica traumática, que quase sempre ocorre em sua infância. Hipnose intensifica tanto a memória da primeira experiência ruim e também a emoção envolvida.
Assim, o terapeuta tem a oportunidade de endireitar o que correu mal emocionalmente. Isso não funciona para todos os problemas psicológicos, mas é muito útil para lidar com a repressão, trauma, maus hábitos e medos injustificados.
Este método requer um estado de hipnose transe muito profundo chamado sonambúlico. Durante o sonambulismo o paciente vai experimentar memórias extremamente intensas e de muita emoções. De um ponto de vista emocional do paciente vai literalmente lá quando a experiência ruim aconteceu. Muito poucos hipnoterapeutas são capazes de tanto a obtenção de um paciente para o sonambulismo como também curar as emoções cruas de intensas descobertas. Quero deixar claro que o estado Sonambúlico Hipnótico não tem nada haver com pessoas Sonambulas. Sonambúlico é apenas um estado de profundo relaxamento.
O próximo passo na técnica, depois de atingir o sonambulismo é fazer com que o paciente tenha a sensação ruim muito intensamente sem voltar ao passado. Uma vez que o paciente sente intensa emoção sobre o sentimento ruim o terapeuta usa isso como uma ponte de volta a um tempo anterior, quando o paciente experimentou a mesma situação ruim ou sentimento. Isso pode ser algo que aconteceu há uma semana ou há 10 anos. Mas o terapeuta continua indo de volta no tempo mais e mais ate chegar no evento da causa. Eventualmente, o paciente se lembra da primeira vez que experimentou o mau hábito ou sentimento. Esta primeira vez é chamado de Sensibilização inicial Evento (SIE). Cada lembrança da sensação ruim da SIE até hoje é chamado de Sensibilização Evento Subsequente.(SES)
Ao fazer o paciente voltar a um tempo antes do primeiro SIE ele desvenda as causas dos danos causados pelo mau evento. É muito mais fácil para um paciente ver as coisas de forma racional de um mau hábito ou trauma psicológico quando aconteceu pela primeira vez. E com isso ressignificamos o evento.
Se as emoções extremamente traumáticos e prejudiciais são descobertos, o terapeuta pode ter que voltar o paciente para fora da hipnose mais cedo. Se isso não for feito corretamente algo chamado Síndrome de Falsa Memória (SFM) podem ocorrer. Isto significa que o paciente terá novas memórias sobre eventos passados, mas elas vão ser falsa e fazer com que se confunda. Por isso o hipnoterapeuta terá que ser experiente e sério.
Isso é para garantir que nenhum dano seja feito e para verificar se as memórias da Sensibilização do evento inicial estavam corretas.
Corrigir maus hábitos e traumas antigos não é fácil, mas a hipnose ajuda a chegar a fundo no problema e facilita a viagem de volta para uma vida melhor.
Milton Alencar
Você precisa fazer login para comentar.