O ”’trauma psicológico”’ é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um algum acontecimento. Pressupõe uma experiencia de dor e sofrimento emocional ou físico. Como experiência dolorosa que é, o trauma acarreta uma exacerbação do medo, o que pode conduzir ao [[estresse]], envolvendo mudanças físicas no [[cérebro]] e afetando o comportamento e o pensamento da pessoa, que fará de tudo para evitar reviver o evento que lhe traumatizou. Igualmente, pode acarretar depressão, comportamentos obssessivos compulsivos e outras fobias ou transtornos , como o de pânico.
O trauma pode ser causado por vários tipos de eventos, mas há alguns aspectos em comum. Geralmente envolve o sentimento de completo desamparo diante de uma ameaça real ou subjetiva à própria [[vida]], ou à vida de pessoas amadas, ou à integridade do corpo. Um trauma pode, frequentemente, violar as ideias do indivíduo a respeito do [[mundo]], colocando o indivíduo num estado de extrema confusão e insegurança. O trauma também pode acontecer em decorrência da [[traição]] de alguma pessoa ou instituição de maneira imprevista, ou ainda, alguma desilusão ou privação sofrida em algum(s) momento(s) da vida, que possa ter ocasionado transtornos no indivíduo.
Um evento traumático que envolve uma experiência ou uma série de experiências diferentes afetam a maneira de o indivíduo responder com as ideias ou reações preestabelecidas, podendo às vezes durar [[semana]]s ou perpetuar-se, transferindo-se de pais para filhos, durante [[século]]s .
O trauma psicológico pode vir acompanhado de um trauma físico ou existir de maneira independente. Tipos de causas de traumas psicológicos são: perda de entes queridos,[[abuso sexual]], [[violência]] ou [[ameaça]]s, desafeto/desilusão, especialmente se ocorrem na [[infância]] ou adolescência. Eventos catastróficos como [[terremoto]]s e erupções [[vulcão|vulcânicas]], [[guerra]] ou outras formas de violência em massa também podem causar traumas psicológicos, assim como exposição à miséria durante longo tempo ou mesmo abuso verbal.
Entretanto, pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes em eventos similares. Uma pessoa pode sentir como traumático um evento que outra pessoa pode não sentir, e nem todas as pessoas que passam por experiências traumáticas podem se tornar psicologicamente traumatizadas.