A Fobia é um medo intenso e irracional frente a determinado elemento. Esse elemento pode ser a qualquer ser vivo como baratas, ratos, cobras, cães, gatos, aranhas; Ainda há fobias que se apresentam apenas em determinadas situações como falar em público, travar contato com o sexo oposto, ou mesmo comer em público.
Vista por outro ângulo, a fobia nada mais é do que um aprendizado intenso e ultra-rápido. Um exemplo ilustra melhor isso:
Digamos que uma pessoa dirige há vários anos. Determinado dia, ela é abordada no trânsito por um assaltante que a ameaça com um revólver. A partir daquela a data a pessoa começa a ter um medo intenso (uma fobia) toda vez que se vê na iminência de ter que dirigir novamente.
A ação normalmente dura alguns segundos, entretanto, as sequelas poderão ficar pelo resto da vida.
O que aconteceu aqui?
Um aprendizado extremamente rápido e intenso. A pessoa dirigia há anos, estava acostumada com trânsito e jamais apresentara preocupação com isso. mas, em função de uma única situação que durou alguns segundos, ela “aprendeu” que dirigir, que ficar no trânsito, é extremamente perigoso.
Assim, da mesma forma que ela aprendeu a ter medo ela pode aprender a não ter medo, basta que se use a metodologia correta para ‘desarmar’ o gatilho que reforça aquele aprendizado.
Ao usar a Hipnose para tratar fobias, o hipnoterapeuta nada mais faz do que acessar a parte responsável pela fixação aprendizado da pessoa, nas camadas mentais abaixo do seu Consciente e reprogramar o seu aprendizado. Simples, assim.
Eis a explicação porque o tratamento de fobias com Hipnose é tão rápido. Algumas vezes, basta apenas uma única sessão de hipnose para livrar a pessoa desse sofrimento.
Esse mecanismo de tratamento estende-se aos demais medos fóbicos, tais como:
Fobia de avião (Medo intenso de voar)
Fobia de Baratas
Fobia de Aranhas
Fobia de Palhaços
Fobia de Falar em Público
Fobia de Elevador
etc..
Você precisa fazer login para comentar.