Será que a palavra “hipnose” faz você imaginar algum tipo de magia que leva a vítima a um estado de transe balançando um relógio de bolso para frente e para trás, fazendo-o fazer todo tipo de coisas ridículas?
A hipnose é frequentemente considerada como uma prática misteriosa ou até mesmo mal, mas esta convicção baseia-se normalmente com o que é visto em programas de TV ou em filmes.
A realidade está longe de ser esse estereótipo; de fato, a hipnose pode ser benéfico para muitas pessoas, e não apenas aqueles que sofrem de um distúrbio pós-traumático ou outros problemas mentais.
Você sabia que poderia ajudá-lo a perder peso, parar de fumar, se livrar de seu medo do dentista, ou simplesmente ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais equilibrada?
Como funciona
Mais do que a imagem de alguém em transe, fazendo tudo o que seu mestre lhe diz para fazer, a hipnose pode ser comparado com o estado de espírito que experimentamos quando estamos assistindo a um filme emocionante no cinema..
“Racionalmente, você sabe que você está sentado em uma sala de cinema em uma cadeira, e na tela na frente de você uma luz colorida está se movendo”.
Esta é a realidade consciente. No entanto, quando seu ator favorito morre no filme, você sofre com a sua morte, apesar de saber que ele não morreu na realidade.
A razão para esta experiência é simples: “Nossos sentimentos não chegam em nossa consciência. Elas surgem em nossa mente subconsciente, que não pode realmente fazer a diferença se nós imaginarmos algo ou se ele realmente acontece. ”
Este estado do filme acontece também quando você dirige um carro e não precisa pensar conscientemente sobre cada ação que você tomar, como usar o freio ou acelerar.
A hipnose é um estado natural, Estamos diariamente várias vezes em um transe, como a hipnose também é muitas vezes chamado.
Quando adormecemos estamos passando por um momento de um estado fisiológico que é idêntica à hipnose.
Outro exemplo, o estado de hipnose é a experiência de acordar em uma manhã de sábado que não tem necessidade de levantar cedo e se sentindo totalmente relaxado.
Você poderia se levantar e começar o seu dia, mas seu corpo esta muito relaxado para se mover.”Naquele momento, você está em hipnose!”.
Enquanto a ciência ainda tem que entender completamente o que acontece exatamente, esse estado é caracterizado por extrema sugestionabilidade, relaxamento e imaginação intensificada.
No entanto, ao contrário do que o termo sugere, hipnose, derivado da palavra grega para o sono, não pode ser comparado com o sono, a pessoa esta bem acordado e alerta o tempo todo.
A idéia de que a pessoa hipnotizada é “impotente”, ou faria coisas contra a sua vontade ou que ira contar seus segredos que não deseja compartilhar, é, portanto, infundada. Mesmo “na hipnose muito profunda, você pode rejeitar uma sugestão de que não cumpre a sua real intenção”.
“Se de repente alguém grita:” Fogo! ” e você sentir cheiro de fumaça subir no nariz você vai abrir os olhos e parar a hipnose apenas por sua decisão. Seu hipnotizador não pode evitar isso.”
Quando hipnose poderia ser benéfico? A hipnose pode levar a uma mudança positiva em nosso íntimo se profissionalmente aplicada por um terapeuta totalmente treinada e experiente.
Se o objetivo é a cessação do tabagismo, se livrar de traumas ou bloqueios, melhorando o desempenho pessoal, lidar com a dor crônica, ou reduzir o estresse diário, a hipnose pode ser um método bem sucedido.
Seu uso vai ainda mais longe: Um número crescente de hospitais usam hipnose no lugar de anestesia. “Os médicos estão descobrindo que o uso da hipnose em combinação com anestesia local pode eliminar a necessidade de anestesia geral para algumas cirurgias”.
Os benefícios são muitos: redução de custos, recuperação mais rápida e cicatrização de feridas, e menos sangramento durante a cirurgia são algumas delas.
Isso não quer dizer que a hipnose traz as mudanças desejadas para todos. A hipnose esta para todos, mas todos não estão para hipnose, muitas pessoas tem dificuldades em ter confiança, acredito que certas pessoas que acreditam que não conseguem fazer um trabalho terapeutico com hipnose seja pelo fato de não confiarem plenamente em seu terapeuta,
Os cientistas não têm certeza de por que algumas pessoas são mais suscetíveis a ser hipnotizado do que outros. Geralmente, porém, acredita-se que, para que ela seja bem sucedida, alguns pré-requisitos precisam estar presentes, o mais importante: Querer realmente resolver seu problema, deve querer ser hipnotizado, a pessoa tem que acreditar nele, e se sentir confortável e relaxado .
É indispensável encontrar um hipnoterapeuta que você se sinta confortável. “Em uma sessão de hipnose, o meu papel é bastante semelhante ao de um treinador de esportes.”
Assim como um atleta tem a opção de fazer o que o seu treinador lhe diz para fazer, um paciente pode decidir se segue as instruções do Hipnoterapeuta para entrar em hipnose ou não.
Em outras palavras, o hipnoterapeuta não é mais do que um guia e não “Dominador” em seu assunto. Da mesma forma, a pessoa não precisa de um treinador para acabar com a hipnose.
“Porque você está ciente de tudo, você pode decidir pôr fim à hipnose a qualquer momento.
Você fica em hipnose apenas contanto que você confie em mim e enquanto você está convencido de que tudo está correto e aceitável para você. ”
Conheça a voce mesmo, quebre suas creças limitantes e descubra o quanto extraordinário voce é. Estou aqui para ajudar com voce nesta caminhada.
Milton Alencar
Todo o conteúdo apresentado neste site é fornecido somente para fins de informação geral, e não deve ser tratado como um substituto para o conselho dado pelo seu médico ou qualquer outro profissional de saúde.
Você precisa fazer login para comentar.