Acompanhe a bolinha do video com sua respiração.
Treinamento Coerência Cardíaca
https://www.youtube.com/watch?v=IQ68h7Yz6Ao
Faça um esforço para afastar a sua mente apressada ou as emoções perturbadoras para área ao redor do coração. Finja que esta respirando através do coração para ajudar a concentrar a sua energia nesta área, e acompanhando o movimento do vídeo com a respiração. Mantenha a concentração aí durante todo o vídeo. Utilize fones de ouvido para um melhor aproveitamento das estimulações sensoriais.
Lembre-se de um sentimento positivo ou divertido, ou de uma época boa que você teve na vida, e tente revivê-los.
Agora mantenha-se assim por alguns minutos aproveitando este momento agradável de conexão com o coração.
O coração e a mente precisam andar em equilíbrio e descobertas sobre o funcionamento do coração associado ao cérebro emocional têm demonstrado a existência de uma conexão fisiológica direta entre esses dois órgãos do corpo.
A esta comunicação equilibrada e harmônica entre o coração e o cérebro denomina-se Coerência Cardíaca.
A Coerência Cardíaca pode ser feita a partir de alguns passos básicos:
A Coerência Cardíaca é uma técnica criada pelo Institute HeartMath que descobriu que em situações de estresse, ansiedade, depressão ou cólera, o ritmo cardíaco se torna “caótico”, ao contrário dos estados de bem-estar, quando se mostra “coerente”. O ritmo cardíaco influi diretamente na pressão arterial, na respiração e também no funcionamento do sistema imunológico.
A Conexão do Coração e da Mente
Dentro do coração existem 40 mil axônios que tem uma ligação direta com o cérebro emocional, em uma conexão estreitamente íntima. O reflexo direto desse vaivém entre o cérebro emocional e o coração é a variação dos batimentos cardíacos.
Entre o nascimento, quando a variação é mais forte, e a proximidade da morte, mais baixa, o ser humano perde cerca de 3% de sua capacidade de variabilidade cardíaca. Existe uma variação considerada normal e saudável, que é sinal do bom funcionamento do “freio” e do “acelerador” do coração.
Em situações emocionais negativas alteram o ritmo cardíaco. Ele se torna “caótico”, ao contrário dos estados de bem-estar, quando se mostra “coerente”. Estudos sobre como manter um ritmo cardíaco “coerente” concluíram o controle interior da própria fisiologia através de pequenos exercícios controla o ritmo do coração. Por meio de exercícios respiratórios simples, consegue-se esta “coerência” evitando o “caos”, associados ao estresse e estados depressivos.
Em um estudo publicado no “American Journal of Cardiology”, no entanto, pesquisadores do Instituto HeartMath, da Califórnia, mostram que uma simples lembrança positiva induz a uma rápida transição da variação cardíaca ao ritmo “coerente”. Na Inglaterra, 6.000 executivos de grandes empresas, como Shell, British Petroleum, Hewlett-Packard e Unilever, foram treinados para realizarem exercícios que os ajudassem a manter uma coerência cardíaca. O mesmo ocorreu nos EUA, com empregados da Motorola e funcionários do governo da Califórnia.
Outro estudo, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, sugere que a coerência cardíaca favorece o equilíbrio hormonal: após um mês de prática de exercícios (30 minutos diários, cinco dias por semana) que promovem o “ritmo coerente”, a taxa de DHEA (dehidro-epi-androsterona), o chamado “hormônio da juventude”, dobrou.
Para mais informações entre em contato: www.miltonalencar.com.br
www.miltonalencaronline.com.br